Blog

O QUE É UM POÇO ARTESIANO?

O QUE É UM POÇO ARTESIANO?

.

O QUE É UM POÇO ARTESIANO?

Os poços artesianos têm como principal objetivo a captação de águas profundas de boa qualidade (com características físicas, biológicas e químicas benéficas à saúde), ideal para o consumo. Geralmente ela não sofre com a ação direta do ser humano que acaba por liberar dejetos, produtos químicos e poluentes no sistema hídrico, pois o recurso hídrico é localizado com uma profundidade considerável, que acaba por não ser atingida pelos mesmos; Assim é uma maneira prática de obter os recursos hídricos alocados nos sedimentos, rochas e lençóis freáticos subterrâneos.

 

 

REQUISITOS PARA INSTALAÇAÕ DE UM POÇO

Para instalar um poço em sua propriedade, deve-se contratar empresas homologadas com o CREA e com atestado de capacidade técnica para o serviço. São, ainda, necessárias autorizações de órgãos estaduais e gestores de recursos hídricos. 

 

INVESTIMENTO FINANCEIRO

Quanto ao valor, dependendo da profundidade, da extensão necessária e a formação geológica do subsolo, o preço pode variar.
Um poço artesiano profundo em plena atividade se torna um patrimônio de alta valorização para o imóvel. Inclusive em grandes empreendimentos de loteamentos, chacreamentos e pequenas fazendinhas.

 

Voltar